Curiosidades

Roald Dahl, 100 anos
Você certamente já deve ter ouvido falar em A Fantástica Fábrica de Chocolate, Matilda, O Bom Gigante Amigo e James e o Pêssego Gigante.

CONTINUA A LER AQUI.





Charles Perrault
Filho de uma nobre família francesa, Charles Perrault nasceu em Paris, França, no dia 12 de janeiro de 1628. Desde pequeno foi um brilhante estudante, concluindo seus estudos bem precocemente. Sempre demonstrou aptidão para o aprendizado de línguas, o que o ajudou em suas pesquisas.




Beatrix Potter
Beatrix Potter nasceu em 28 de julho de 1866, em Londres, na Inglaterra. A escritora e ilustradora foi a criadora de um dos coelhos mais famosos da literatura, Peter Rabbit.











Quem inventou... O telefone?
Ele revolucionou a história mundial ao criar um aparelho que transportava a voz humana por meio de impulsos elétricos. Segundo filho de Melville e Eliza Grace Symonds Bell, Alexander Graham Bell foi batizado com esse nome em homenagem ao seu avô.





Quem foi Robert Southey?
Robert Southey nasceu em Bristol, na Inglaterra, no dia 12 de Agosto de 1774 e faleceu em 1843. Foi um famoso historiador, poeta e pesquisador inglês. Um dos principais poetas do Romantismo de sua época.




Jean de La Fontaine
O autor Jean de La Fontaine nasceu em Château-Thierry, cidade francesa, na região de Champagne, no dia 13 de julho de 1621 e morreu em Paris, no dia 13 de abril de 1695. 

CONTINUA A LER AQUI.





Irmãos Grimm
Os irmãos Jacob Ludwig Grimm (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859) nasceram em Hanau, na Alemanha. Formaram-se em direito, profissão também exercida pelo pai, e, posteriormente, especializaram-se em filologia, ciência que estuda a linguagem e seu desenvolvimento a partir de registros em fontes históricas.

CONTINUA A LER AQUI.







A celebração do Natal e seus símbolos
O Natal é uma festa comemorada em vários lugares do mundo, e diferente do que muitos pensam, não é uma celebração exclusivamente cristã. Faz parte da tradição natalina a decoração, que inclui presépio, árvore, ceia, troca de presentes, músicas de Natal, celebração em igrejas e o Papai Noel. Porém, muito antes do nascimento de Jesus, a data já era comemorada.

CONTINUA A LER AQUI.







Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen nasceu em Odense, na Dinamarca, no dia 2 de abril de 1805. Seu pai era sapateiro e sua mãe lavadeira. Teve uma infância bastante humilde e cheia de dificuldades. Morava em um pequeno cômodo com os pais, a irmã e a avó. Seu pai, um contador de histórias nato, enriqueceu a infância do filho contando-lhe muitas histórias, lendo-as e encenando-as.

CONTINUA A LER AQUI.













Esopo
Esopo foi um famoso fabulista grego que viveu no século VI a.C. e tornou-se uma lenda. Até hoje muito se questiona sobre a sua história. Não se sabe ao certo onde nasceu e viveu. Alguns pesquisadores dizem que ele nasceu em Samos, outros dizem que foi em Atenas, porém o mais provável é que tenha nascido em Frígia (atual Turquia).

CONTINUA A LER AQUI.















O Dia do Circo
No dia 27 de março é comemorado no Brasil o Dia do Circo. Essa data foi escolhida para homenagear o palhaço brasileiro Piolin, nome artístico de Abelardo Pinto, que nasceu no dia 27 de março de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Piolin foi um dos maiores palhaços do Brasil, levando a arte circense brasileira para a comunidade internacional.

CONTINUA A LER AQUI.







A Páscoa e seus significados
A palavra Páscoa significa libertação. A celebração da data é muito antiga e simboliza a passagem da morte para a vida, da escravidão para a liberdade, das trevas para a luz. Inicialmente, a Páscoa era a época em que se festejava o fim do inverno e o início da primavera.

CONTINUA A LER AQUI.

















Povos indígenas no Brasil

Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do nosso país, estavam aqui antes da chegada dos europeus. Segundo os historiadores, antes da chegada dos europeus à América, havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente.

CONTINUA A LER AQUI.



Joseph Jacobs


Joseph Jacobs (1854-1916) nasceu em Sydney, na Austrália, em 29 de agosto de 1854, e se mudou para Londres, na Inglaterra, com seus pais e irmãos em 1837.

CONTINUA A LER AQUI.