A colher de pau, aquele utensílio de cozinha, também pode se transformar em fantoches.
Além de ser fácil de fazer, as crianças podem participar de sua confecção e tem baixo custo.
Importante aliado na Educação Infantil, o teatro de fantoches é um recurso que alia entretenimento e educação.
Os fantoches ajudam também na construção da identidade da criança.
O fantoche é um objeto inanimado que ganha vida com a ação do manipulador (Costa & & Baganha, 1989).
Em seu livro sobre o teatro de fantoches e a infância, Leenhardt observa que o fantoche é um recurso de expressão libertador, é muito rico para o desenvolvimento das competências sociais. Pois a atividade com fantoches possibilita uma fonte de enriquecimento da linguagem da criança, através do diálogo dos bonecos; da precisão do seu gesto e do seu poder evocador, através da animação; da sua atividade manual.
Por meio da brincadeira, de jogo e expressão dramática é que a criança expõe vivências de seu cotidiano e expressa as suas emoções.
"Brincando, recriando a realidade que é sua, a criança aprende na prática a estar ativa e
criativa no seu mundo e no seu tempo. Como diz o ditado ‘ao brincar se dizem as
verdades’ também ao brincar possuímos realidades" Fragateiro (1983, p 13).
Bibliografia:
Costa, Isabel. A. & ; Baganha, F. (1989). O Fantoche Que Ajuda A Crescer. Porto: Edições ASA.
Fragateiro, C. (1983). Teatro Para Crianças ( ou, um projecto gobal). Coimbra: Editor
Centelha.
Leenhardt, P. (1974). A Criança e a Expressão Dramática. Lisboa: Editoral Estampa.
Além de ser fácil de fazer, as crianças podem participar de sua confecção e tem baixo custo.
Importante aliado na Educação Infantil, o teatro de fantoches é um recurso que alia entretenimento e educação.
Os fantoches ajudam também na construção da identidade da criança.
O fantoche é um objeto inanimado que ganha vida com a ação do manipulador (Costa & & Baganha, 1989).
Em seu livro sobre o teatro de fantoches e a infância, Leenhardt observa que o fantoche é um recurso de expressão libertador, é muito rico para o desenvolvimento das competências sociais. Pois a atividade com fantoches possibilita uma fonte de enriquecimento da linguagem da criança, através do diálogo dos bonecos; da precisão do seu gesto e do seu poder evocador, através da animação; da sua atividade manual.
Por meio da brincadeira, de jogo e expressão dramática é que a criança expõe vivências de seu cotidiano e expressa as suas emoções.
"Brincando, recriando a realidade que é sua, a criança aprende na prática a estar ativa e
criativa no seu mundo e no seu tempo. Como diz o ditado ‘ao brincar se dizem as
verdades’ também ao brincar possuímos realidades" Fragateiro (1983, p 13).
Bibliografia:
Costa, Isabel. A. & ; Baganha, F. (1989). O Fantoche Que Ajuda A Crescer. Porto: Edições ASA.
Fragateiro, C. (1983). Teatro Para Crianças ( ou, um projecto gobal). Coimbra: Editor
Centelha.
Leenhardt, P. (1974). A Criança e a Expressão Dramática. Lisboa: Editoral Estampa.
Algumas ideias para confecção de fantoches
Para contar a história da "Galinha ruiva".
Quem irá ajudar a galinha ruiva a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
Fantoches de colher de pau para a história de "Cachinhos Dourados e os Três Ursos".
Que tal contar histórias usando fantoches de colher de pau e elementos para representar a palha, a madeira e os tijolos das casinhas dos três porquinhos?
Esses fantoches de bruxa e vampiro pode inspirar a criação de fantoches de histórias assustadoras!