Tangram

Conta uma antiga lenda chinesa que um dia um homem ao juntar pedaços de uma telha quebrada percebeu que elas podiam formar diversas figuras. Assim teria nascido o Tangram, uma espécie de quebra-cabeça que tem um número fixo de peças: cinco triângulos, um retângulo e um paralelogramo.


Sua origem exata não é conhecida.  No início do século XIX, o Tangram chegou à Europa e aos Estados Unidos, conhecido como quebra-cabeça chinês.

O Tangram é um jogo formado por sete peças. A diferença dele para os outros quebra-cabeças é que com as peças dos Tangram é possível formar várias figuras.

O professor deve propor para seus alunos que formem duplas, distribua para cada dupla dois conjuntos de peças do Tangram e um tabuleiro de grupo de figuras (para serem construídas). Os alunos devem estar de frente um para o outro.

Um dos jogadores, sem deixar que o outro veja, escolhe uma figura, e terá que dar dicas para que o outro, utilizando as peças do jogo, construa a figura escolhida. Deve ser estabelecido um tempo para a construção. Vencerá a dupla que construir o maior número de figuras.


Depois que acabar a competição, o professor poderá fornecer para as duplas o tabuleiro contendo as respostas das construções das figuras. Para construir as figuras é preciso utilizar todas as peças do Tangram, ou seja, cada figura é formada pelas sete peças.